**O Catecismo Racoviano oferece 8 argumentações para
provar a impersonalidade e a não divindade do Espírito Santo. Vamos analisar se
são verdadeiras:
1) Muitas coisas aonde nas Escrituras são atribuídas ao
Espírito Santo,não são aplicáveis a uma pessoa divina; e não poucas delas e nem
mesmo a qualquer pessoa: tais são, que isso é dado por Deus, e isso de acordo
com medida e sem medida, que Deus o derrama,, que os homens o bebem; ou são
batizados por ou nele; que ele é dado em porções dobradas, e distribuído em
partes; que há primícias dele; que ele mesmo é retirado; que ele é apagado;
---e outras coisas similares nas Escrituras (At 5:32; 1Jo 4:13; Ef 4:7; At
2:17,32; 1Co 12:13; Hb 2:4; Rm 8:23; Sl 51:12; Nm 11:17,25; 2Rs 2:9; Jo 7:39;
1Ts 5:19)
Essa argumentação não é verdadeira. Essas características são
também aplicáveis a pessoas.
Encher: At 2:4; Ef 5:18 (Espírito
Santo)_____________ Ef 3:19; 4:10 (Cristo)
Derramar: At 2:17;33 (Espírito Santo) ______________ Sl 22:14; Is
53:12;(Cristo) Fp 2:17; 2Tm
4:6 (Paulo)
Batizados por ou nele: Mt 3:11;1 Co 12:13;__________ Rm 6:3; Gl
3:27 (Cristo)
2) Por que é evidente que o Espírito Santo é dito ser
dado de Deus para os homens, e que este é afirmado concernente a isso, mesmo em
lugares onde isso é comumente crido imprimir uma pessoa divina. Mas uma pessoa
divina não pode ser dado ou outorgado; para ele que é dado ou outorgado tem que
estar sobre a autoridade de outro, o que em hipótese alguma ser dito de uma
pessoa divina, que é o próprio supremo Deus.
Essa argumentação ignora os diferentes papeis que o Pai e o
Espírito desempenham na economia redentora. Ser outorgado ou dado diz respeito
a economia que o Espírito desempenha, e não a sua ontologia. At
10:38 nos mostra que o Pai ungiu Jesus com o Espírito Santo em um
contexto onde é exprimido a economia da salvação (At 10:36-43).
Sobre o de ser "outorgado ou dado", o contexto de João
15:26 imprimido em At 2:14-36 nos mostra
que diz respeito aos diferentes papeis do Pai, Filho e do Espírito na economia
neotestamentária.
3) Porque Cristo declara concernente a ele (Jo
16:13),que ele(o Espírito) não falaria dele mesmo, mas dirá tudo o que ele
tivesse ouvido,ele falaria,mas uma pessoa divina não pode falar nada exceto ela
mesmo.
Novamente o autor ignora os diferentes papéis do Pai e do Espírito
nas operas ad extra. O contexto deixa
muito claro que diz respeito aos diferentes papéis empreendidos por eles.
4) Porque Cristo diz: "ninguém conhece o
Pai, exceto o Filho,e ninguém conhece o Filho exceto o Pai e aquele a quem o
Filho quiser revelar", mas se o Espírito Santo fosse uma pessoa divina, o
Pai não seria o único que conheceria o Filho, e nem o Filho, o Pai, mas o
Espírito Santo, sem revelação de ninguém, conheceria ambos."
Essa argumentação chega a cheirar à bizarrice. O texto é retirado
de Mt 11:27. Entretanto irei gastar mais tempo analisando ela. Lucas 10:21-22,
que está no mesmo contexto que Mt 11:25-27, lança luz sobre o assunto:
"Naquela mesma
hora exultou Jesus no Espírito Santo, e disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do
céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as
revelaste aos pequeninos; sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado. Todas as coisas me foram entregues por meu
Pai; e ninguém conhece quem é o
Filho senão o Pai, nem quem é o
Pai senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar. "
Aqui ele esta interessado em dizer quem é o Filho, ou seja,
seu ofício (messias, salvador e rei). Isso é tanto mais claro quando percebemos
também Mt 11:25.
Naquele tempo falou
Jesus, dizendo: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios
e entendidos, e as revelaste aos pequeninos.
Uma declaração idêntica se encontra em 1 Coríntios 1:18-25.
Porque a palavra da
cruz é deveras loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o
poder de Deus. porque está escrito: Destruirei
a sabedoria dos sábios, e aniquilarei a sabedoria o entendimento dos entendidos.
Onde está o sábio? Onde o escriba? Onde o questionador deste século?
Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo? Visto como na sabedoria de Deus o mundo
pela sua sabedoria não conheceu a Deus, aprouve a Deus salvar pela loucura da
pregação os que crêem. Pois, enquanto
os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria, nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e
loucura para os gregos, mas para os
que são chamados, tanto judeus como gregos, Cristo, poder de Deus, e sabedoria
de Deus. Porque a loucura de Deus é mais sábia que os homens; e a
fraqueza de Deus é mais forte que os homens.
Percebe-se que em Mt 11:25 Jesus fala da mensagem do Evangelho e a
sua íntima união com o Pai. Essa união tem seu objetivo final em levar outras
pessoas a conhecer quem é o Pai e quem é o Filho (Mt 11:27).Veja tambem a
ligação com Cl 3:1-4.
Se, pois, fostes
ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde
Cristo está assentado à destra de Deus.
Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; porque morrestes, e a vossa vida está
escondida com Cristo em Deus. Quando
Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis
com ele em glória.
A ênfase aqui é o papel
messiânico-intercessório de Jesus Cristo, e não uma sistematização dogmática de
caratér ontológico do ser divino. O texto apenas mostra a singular relação
intelectual do Pai com o Filho que culmina em levar outras pessoas a conhecerem
o Pai e o Filho.
5) Porque em várias passagens (Jo 5:17; 8:16; 14:21;
17:3; 1Jo 1:3; 2:23; 2Jo 3-9; Lc 9:26; Mc 13:32; 1Tm 5:21; Ap 3:5,12; 5:13),
onde as menção são compostas por Pai e pelo Filho, as vezes anjos, e
ocasionalmente homens também, e outras coisas ----- e nenhuma indicação é feita
do Espírito Santo, embora se ele fosse uma pessoa divina ele deveria menciondo
juntamente com o Pai e Cristo, muito mais do que anjos, ou homens, ou outras
coisas.
Talvez, esta argumentação seja a que mais mostra a ignorância do
autor. Existem inúmeras passagens que aparecem juntamente o Pai, o Filho e o
Espírito Santo (Is 42:1; 48:16; 61:1; 63:8-10; Mt 3:16-17; 28:19; Lc 1:35;
3:21-22; 4:1-8; At 1:7,8; 2:32,33,38,39; 5:30-32; 7:55; 10:38,44-48; 11:15-17;
15:8-11; 20:27-28; 28:25-31; Jo 14:16; 14:26; 20:21,22; 1Jo 3:21-24;
4:1,2,13,14; Rm 1:1-4; 5:5,6; 8:2-4,9,14-17,26-30; 15:16,30; 1 Co 6:11; 1 Co
12:4-6...).
Mas existe uma passagem muito interessante que é Apocalipse 22:1-3.
"E mostrou-me
o rio da água da vida, claro como cristal,
que procedia do trono de Deus e do
Cordeiro" (Ap 22:1)
O rio da água da vida, uma figura simbólica que nos lembra Zacarias
14:8.
"Naquele dia também
acontecerá que correrão de Jerusalém águas
vivas, metade delas para o mar oriental, e metade delas para o mar
ocidental; no verão e no inverno sucederá isso."
A mesma fígura simbólica é
usada em João 7:38-39.
"Quem crê em mim, como
diz a Escritura, do seu interior correrão
rios de água viva. Ora, isto ele disse a respeito do Espírito que
haviam de receber os que nele cressem; pois o Espírito ainda não fora dado,
porque Jesus ainda não tinha sido glorificado."
É evidente que água da vida em Ap 22:1 se refere ao Espírito Santo,
e soma se ainda que na passagem fala de Deus(Pai)e do Cordeiro(Filho), temos a
Trindade maravilhosamente arranjada. O trono da divindade é um trono de um
Deus Triúno.
6) Por que o Espírito Santo é, em muitos lugares, chamado de
Espírito de Deus: mas aquele que é DE Deus não pode ser Deus, e portanto não é
uma pessoa divina. Para ser DE Deus, e ser Deus, são opostas uma a outra. Por
essa razão deve ser acrescentado que o Espírito Santo é denominado poder ou
dedo de Deus, o que não pode ser afirmado de uma pessoa na deidade,ou seja, do
próprio Deus (Lc 1:35;24:49; Mt 12:28, compare com Lc 11:20).
Uma coisa antes que deve ser notada é que o Pai, inúmeras vezes é
chamado Deus, invés de ser chamado de Pai. Deus e Pai são
intercambieveis,conforme vemos em João 20:17. Assim, vemos também 2 Co 13:13 e
incontáveis outros versículos.
Concernente ao Espírito de Deus, a preposição só fala que o
Espírito vem do Pai e que ele é diferente do Pai, e não propriamente de sua
essência como Deus. Espírito DE DEUS indica a sua processão, e não sua
ontologia. Portanto a primeira parte da argumentação é nula e ignorante.
A passagem onde os socinianos afirmam que o Espírito Santo é o
poder de Deus, esta localizado em Lucas 1:35.
Respondeu-lhe o
anjo: Virá sobre ti o Espírito Santo,
e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso o que há
de nascer será chamado santo, Filho de Deus
Os unitários dizem que o
versículo aqui faz uso de uma figura de linguagem chamada paralelismo. Contudo
é de se estranhar o uso disso nessa passagem aqui. Se em Lucas 1:35 prova que o Espírito é poder de Deus, em Amos
1:8 provaria que Deus e seu poder são intercambíveis.
De Asdode eu exterminarei o morador, e de
Asquelom aquele que tem o cetro; tornarei
a minha mão contra Ecrom; e o resto dos filisteus perecerá, diz o
Senhor Deus.
Assim é visível que parece haver uma semelhança entre Am 1:8 com Lc
1:35. O uso do paralelismo aqui parece indicar somente que o Espírito e o poder
de Deus estão unidos para ter um mesmo efeito, assim como em Amós 1:8
indica que a mão de Deus e Deus são citados para dar efeito comum.
Os socinianos também fazem uma ligação entre Mt 12:28 e Lc 11:20.
Perceba:
Mas, se é pelo Espírito de Deus que eu
expulso os demônios, logo é chegado a vós o reino de Deus. (Mt 12:28)
Mas, se é pelo dedo de Deus que eu expulso
os demônios, logo é chegado a vós o reino de Deus. (Lc 11:20)
Dedo de Deus se refere ao Poder de Deus, conforme podemos ver em
Êxodo 8:19, onde o contexto daquele texto é mostrar a supremacia do poder
divino sobre os demônios(Ex 8:18), e esse parece ser o mesmo contexto de Lc
11:20, onde é evidenciado a superioridade do poder de Deus obre as legiões de
Belzebu. Bom lembrar que Jesus no contexto está curando um endemoninhado (Mt
12:22; Lc 11:14). Agora, analise esse texto:
concernente a Jesus
de Nazaré, como Deus o ungiu com o
Espírito Santo e com poder; o qual andou por toda parte, fazendo o bem
e curando a todos os oprimidos do
Diabo, porque Deus era com ele. (Atos 10:38)
Esse texto silencia toda a duvida. Percebemos que Jesus Cristo
curava os oprimidos do Diabo (At 10:38--- Mt 12:22;Lc 11:14) pelo Espirito e
pelo poder (dedo) de Deus. São duas coisas diferentes juntas em um próposito.
Assim, não há qualquér confusão entre o poder e o Espírito de Deus.
Além do mais, o Espírito Santo é inúmeras vezes diferenciado do
poder divino: Lc 4:14; Rm 15:13;1 Co 2:4...
7) Porque o Espírito Santo é de Deus (1 Co2:12)e procede
do Pai (Jo 15:26); pois ele se ao menos fosse Deus, Paulo não poderia
compará-lo com o espírito do homem que está no homem, como ele faz quando diz
em 1 Coríntios 2:11 "Pois, qual dos homens entende as coisas do homem,
senão o espírito do homem que nele está? assim também as coisas de Deus,
ninguém as compreendeu, senão o Espírito de Deus."mas desde que o Espírito
Santo é de Deus, e não pode ser dito reciprocamente que Deus é do Espírito
Santo.
[*** o resto da argumentação número 7 e
argumentação 8 não vão ser traduzidas porque é irrelevante para o processo de
entendimento dela e ela mesma já foi respondida em minhas exegeses concernentes
a pluralidade pessoal no ser de Deus.]
O autor realmente parece ser desonesto demais com o texto em 1 Co
2:11. Paulo não esta querendo dizer que os dois espíritos são semelhantes. Ele
somente fala que a obtenção de conhecimento de um é igual ao do outro. O que é
ensinado apartir deste versículo é a autoconsciência divina do Espírito
Santo, acabando por provar sua
consubstancialidade com o Pai. Sobre o "DE Deus"eu já comentei na
refutação da argumentação número 6.
Autor: Lucas Freitas/ Co-autor do blog.