---> Trindade no Apocalipse:
Na Bíblia, vemos várias passagens onde a Trindade é incrivelmente
arranjada. Elas têm caráter tanto eclesiológico, quanto soteriológico,mas antes
de serem analisados, existem dois textos em Apocalipse que merecem nossa
atenção.
1) Apocalipse
1:4-5;
João, às sete
igrejas que estão na Ásia: Graça a vós e paz da parte daquele que é, e
que era, e que há de vir, e da parte dos sete Espíritos que estão diante do seu trono;
e da parte de Jesus Cristo,
que é a fiel testemunha, o primogênito dos mortos e o Príncipe dos reis da
terra. Âquele que nos ama, e pelo seu sangue nos libertou dos nossos
pecados, (Apocalipse 1:4-5)
O texto aqui trata a Trindade de uma forma bastante interessante. O Pai(aquele que é, e que era, e que há de vir), O Espírito Santo (os
sete Espíritos), e o Filho (Jesus Cristo) são invocados, um ato cúltico destinado apenas a Deidade (Gn
4:26;12:8;13:4; Sl 53:4;55:16;Is 64:7;Rm 10:14...), como uma fonte comum e uníca de graça e paz. Este texto, além de nos asseverar a personalidade
distinta do Espírito Santo, do Pai, e do Filho, nos mostra que o sete Espíritos, um eco de Isaias 11:2,
demonstra uma plenitude da divindade do Espirito Santo e também conclama a
doutrina da Trindade.
2) Apocalipse
22:1-3;
"E mostrou-me
o rio da água da vida, claro como
cristal, que procedia do trono de Deus e
do Cordeiro" (Ap 22:1)
O rio da água da vida, uma figura simbólica que nos lembra Zacarias
14:8.
"Naquele dia também
acontecerá que correrão de Jerusalém águas
vivas, metade delas para o mar oriental, e metade delas para o mar
ocidental; no verão e no inverno sucederá isso."
A mesma fígura simbólica é
usada em João 7:38-39.
"Quem crê em mim, como
diz a Escritura, do seu interior correrão
rios de água viva. Ora, isto ele disse a respeito do Espírito que
haviam de receber os que nele cressem; pois o Espírito ainda não fora dado,
porque Jesus ainda não tinha sido glorificado."
É evidente que água da vida em Ap 22:1 se refere ao Espírito Santo,
e soma se ainda que na passagem fala de Deus(Pai)e do Cordeiro(Filho), temos a
Trindade maravilhosamente arranjada.
O trono da divindade é um
trono de um Deus Triúno.
Ainda mais interessante é o contexto que Ap 22:1 esta inserido.
Perceba:
E
mostrou-me o rio da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de
Deus e do Cordeiro. No meio da sua
praça, e de ambos os lados do rio, estava a árvore da vida, que produz doze
frutos, dando seu fruto de mês em mês; e as folhas da árvore são para a cura
das nações. Ali não haverá jamais
maldição. Nela estará o trono de Deus e do Cordeiro, e os seus servos o servirão,
A pergunta que paira agora é "Quem é servido?". O sujeito
imediato é o trono, e acrescenta-se
ainda que os verbos no versículo 4 estão também no singular, reforçando essa
ideia. O que é interessante é que o
trono de Deus é partilhado pelo Pai,pelo Filho e pelo Espírito Santo (Apocalipse
22:1), e assim eles são objetos de culto religioso látrico (serviram é latreousin, palavra
derivada do latria no grego).
O Trindade é adorada
religiosamente pelas suas criaturas.
Autor: Lucas Freitas/ Co-autor do blog.
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