Pesquisar este blog

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Trindade no Apocalipse


---> Trindade no Apocalipse:

Na Bíblia, vemos várias passagens onde a Trindade é incrivelmente arranjada. Elas têm caráter tanto eclesiológico, quanto soteriológico,mas antes de serem analisados, existem dois textos em Apocalipse que merecem nossa atenção.

1) Apocalipse 1:4-5;

João, às sete igrejas que estão na Ásia: Graça a vós e paz da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e da parte dos sete Espíritos que estão diante do seu trono;    e da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dos mortos e o Príncipe dos reis da terra. Âquele que nos ama, e pelo seu sangue nos libertou dos nossos pecados,  (Apocalipse 1:4-5)

O texto aqui trata a Trindade de uma forma bastante interessante. O Pai(aquele que é, e que era, e que há de vir), O Espírito Santo (os sete Espíritos), e o Filho (Jesus Cristo) são invocados, um ato cúltico destinado apenas a Deidade (Gn 4:26;12:8;13:4; Sl 53:4;55:16;Is 64:7;Rm 10:14...), como uma fonte comum e uníca de graça e paz. Este  texto, além de nos asseverar a personalidade distinta do Espírito Santo, do Pai, e do Filho, nos mostra que o sete Espíritos, um eco de Isaias 11:2, demonstra uma plenitude da divindade do Espirito Santo e também conclama a doutrina da Trindade.

2) Apocalipse 22:1-3;

"E mostrou-me o rio da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro"  (Ap 22:1)

O rio da água da vida, uma figura simbólica que nos lembra Zacarias 14:8.

"Naquele dia também acontecerá que correrão de Jerusalém águas vivas, metade delas para o mar oriental, e metade delas para o mar ocidental; no verão e no inverno sucederá isso."  

 A mesma fígura simbólica é usada em João 7:38-39.

"Quem crê em mim, como diz a Escritura, do seu interior correrão rios de água viva.    Ora, isto ele disse a respeito do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; pois o Espírito ainda não fora dado, porque Jesus ainda não tinha sido glorificado." 

É evidente que água da vida em Ap 22:1 se refere ao Espírito Santo, e soma se ainda que na passagem fala de Deus(Pai)e do Cordeiro(Filho), temos a Trindade maravilhosamente arranjada.

O trono da divindade é um trono de um Deus Triúno.

Ainda mais interessante é o contexto que Ap 22:1 esta inserido. Perceba:

E mostrou-me o rio da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro.     No meio da sua praça, e de ambos os lados do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês; e as folhas da árvore são para a cura das nações.     Ali não haverá jamais maldição. Nela estará o trono de Deus e do Cordeiro, e os seus servos o servirão,

A pergunta que paira agora é "Quem é servido?". O sujeito imediato é o trono, e acrescenta-se ainda que os verbos no versículo 4 estão também no singular, reforçando essa ideia. O que é interessante é que o trono de Deus é partilhado pelo Pai,pelo Filho e pelo Espírito Santo (Apocalipse 22:1), e assim eles são objetos de culto religioso látrico (serviram é latreousin, palavra derivada do latria no grego).

 O Trindade é adorada religiosamente pelas suas criaturas.


Autor: Lucas Freitas/ Co-autor do blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário