Pesquisar este blog

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Trindade na Fórmula Batismal


---> Fórmula Batismal:

No Antigo Testamento, Jeová estabeleceu uma aliança com Moisés e os israelitas no deserto do Sinai, na confecção das tábuas dos 10 mandamentos, que ditavam os deveres do povo de Deus, tanto na vida moral, como na vida religiosa e civil. Os israelitas, antes de tomarem a terra dos cananeus, tinham que estar cientes das suas diferenças com aqueles povos.

"Estes, pois, são os mandamentos, os estatutos e os preceitos que o Senhor teu Deus mandou ensinar-te, a fim de que os cumprisses na terra a que estás passando: para a possuíres; para que temas ao Senhor teu Deus, e guardes todos os seus estatutos e mandamentos, que eu te ordeno,tu, e teu filho, e o filho de teu filho, todos os dias da tua vida, e para que se prolonguem os teus dias.     Ouve, pois, ó Israel, e atenta em que os guardes, para que te vá bem, e muito te multipliques na terra que mana leite e mel, como te prometeu o Senhor Deus de teus pais."(Dt 6:1-3)

Veja que os mandamentos são uma forma de distinguir o povo de Deus,os hebreus,  de outros povoados, o que é tanto mais fortalecido ao ver que em Deuteronômio capítulo 5 é repetido novamente os 10 mandamentos .
Contudo, a maior diferença é o monoteísmo mosaico. Veja aqui:

"Ouve, ó Israel; o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. "

Este trecho extraido de Dt 6:4 é frequentemente chamado de Shemá, que significa "ouve" em Hebraico. Ela é recitada ainda hoje pelos judeus em suas reuniões e cultos nas sinagogas, e mostra com exatidão a diferença entre o pensamento teológico dos cananeus, que eram politeístas,e o pensamento mosaico de Deus , onde suspira o mais sublime monoteismo. Isso é revelado depois de se falar incansavelmente da obediência dos mandamentos.A Antiga Aliança é relembrada neste trecho.

No Novo Testamento,há também uma passagem que mostra a diferença entre o cristianismo e o paganismo:

"E, aproximando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra.   Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;   ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.  " (Mateus 28:18-20)

O texto aqui de Mateus começa dizendo "Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra". É crucial entender satisfatoriamente essa passagem,uma vez que a conjunção "portanto" logo a seguir, define uma ideia conclusiva,ou seja, toda a continuidade da passagem é "amarrada" nesta frase.
Jesus de Nazaré,em sua obra vicária, veio em carne e morreu pelos nossos pecados,para nos  redimir e glorificar o nome de Deus Pai. Isso é evidenciado pela seguinte passagem:

"Depois de assim falar, Jesus, levantando os olhos ao céu, disse: Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que também o Filho te glorifique;     assim como lhe deste autoridade sobre toda a carne, para que dê a vida eterna a todos aqueles que lhe tens dado.     E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, como o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, aquele que tu enviaste.  Eu te glorifiquei na terra, completando a obra que me deste para fazer.Agora, pois, glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que eu tinha contigo antes que o mundo existisse "    (João 17:1-4)

Perceba bem que o contexto dado aqui é a obra vicária de Cristo,na qual ele glorifica ao Pai realizando o desejo dEle de levar os cristãos à Ele mesmo(Jo 13:31-33;17:6.18-19). Já  a glorificação do Filho se dá na crucificação(Jo 12:32-33) e na ressurreição e ascensão(Fp 2:8-11), e é essa glorificação que é revelado em Mateus 28 em outras palavras, versículos depois dele relatar a crucificação e a ressurreição do Filho.
Com isso em mente, o texto nos revela apropriadamente Cristo como o que tem o Senhorio sobre o mundo,toda a autoridade, resultante da instituição da Nova Aliança.Isso fica mais claro quando lemos em Mt 28:20 as seguintes palavras:

" ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos".

O rito do Batismo, singular da fé cristã, é o simbolo da regeneração dos homens na firmação da Nova Aliança. Este sacramento, também nos lembra da obediencia dos cristãos aos mandamentos:

 Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que abunde a graça?     De modo nenhum. Nós, que já morremos para o pecado, como viveremos ainda nele?     Ou, porventura, ignorais que todos quantos fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte?     Fomos, pois, sepultados com ele pelo batismo na morte, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.     Porque, se temos sido unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente também o seremos na semelhança da sua ressurreição;     sabendo isto, que o nosso homem velho foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado fosse desfeito, a fim de não servirmos mais ao pecado.    Pois quem está morto está justificado do pecado.      (Romanos 6:1-7)

Agora,já são visíveis as semelhanças entre Dt 6:1-4 e Mt 28:18-20.
=> Ambos falam do estabelecimento das alianças;
=> Ambos falam da obediencia dos mandamentos; 
=> Ambos proclamam a diferença entre a religião bíblica e os cultos não-bíblicos.
Mas,vemos também uma divergência proposital. Enquanto lemos em Dt 6:4 "Ouve,ó Israel",  tendo uma ideia mais limitada de aliança aos israelitas, Mateus 28:19 começa afirmando uma aliança mais universal:
"Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações,..."
Agora, depois de ter gastado bastante tempo tratando das semelhanças entreos dois trechos, existe também a seguinte comparação final entre:

"Ouve, ó Israel; o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor" (Dt 6:4)

"...em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo "(Mt 28:19)

A palavra "Senhor"(Yahweh), em Dt 6:4,é o nome poderoso do Deus de Israel(Salmos 83:18). Esse nome, que diz respeito a essência e natureza de Deus,é visto em passagens como Isaias 30:27, onde "nome do Senhor" substitui  "Senhor",e o notável paralelismo em Is 59:19, onde "nome do Senhor" é tomado como equivalente a sua "glória" . Em Deuterômio 28:58 temos uma declaração que se assemelha com Dt 6:1-4.

Se não tiveres cuidado de guardar todas as palavras desta lei, que estão escritas neste livro, para temeres este nome glorioso e temível, o Senhor teu Deus;...

Assim, em uma comparação singular e sublime entre Dt 6:4 com Dt 28:58 e finalmente com Mt 28:19, ao dizer em Mateus "no nome do Pai,e do Filho, e do Espírito Santo" é nos ensinada a divindade conjunta do Pai ,do Filho e do Espírito Santo no único nome "Senhor".

As ricas considerações de B.B.Warfield são interessantes para o nosso estudo:

"Não há tão-pouco qualquer possibilidade de dúvida de que por “o Filho”, neste Nome tríplice, Ele falava de Si mesmo, com todas as implicações que isto encerra de uma personalidade distinta; e, evidentemente, que ainda abrange a personalidade, igualmente distinta, de “o Pai” e de “o Espírito Santo”, com os quais o Filho está aqui associado, e de quem, da mesma maneira, se distingue, aqui, “o Filho”. Esta é uma atribuição direta a Jeová, o Deus de Israel duma personalidade tríplice, e é, assim, uma enunciação direta da doutrina da Trindade. Não assistimos aqui ao nascimento da doutrina da Trindade; esta é pressuposta. O que estamos a testemunhar é o anúncio autoritativo da Trindade como o Deus do Cristianismo, pelo seu Fundador, numa das mais solenes das suas declarações registradas. Israel adorara o único Deus verdadeiro, sob o Nome de Jeová; os Cristãos devem adorar o mesmo Deus, único e verdadeiro, sob o Nome de “o Pai, e o Filho, e o Espírito Santo”. Esta é uma das características distintivas dos Cristãos; o que é o mesmo que dizer que a doutrina da Trindade é, de acordo com a compreensão de nosso Senhor a seu respeito, a marca distintiva da religião que Ele fundou."

Percebe-se com clareza ímpar que a Biblia proclama a  doutrina da Trindade. Ela é viva,real e intríseca no estabelecimento e na sustentação da Nova Aliança. O Deus cristão(Jeová) é um Deus Trinitário (Pai , Filho e Espírito Santo).




Autor: Lucas Freitas/ Co-autor do blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário