Pesquisar este blog

sábado, 23 de fevereiro de 2013

*Santíssima* Trindade



---> Transcedentalidade da Trindade:

Normalmente, a Trindade é caracterizada como "Santíssima",que é uma designação de sua transcedentalidade. Uma passagem onde mostra a superioridade do SENHOR DEUS, esta encontrada em Isaias 6:1-5.

" No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as orlas do seu manto enchiam o templo.    Ao seu redor havia serafins; cada um tinha seis asas; com duas cobria o rosto, e com duas cobria os pés e com duas voava.  E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o Senhor dos exércitos; a terra toda está cheia da sua glória.   E as bases dos limiares moveram-se à voz do que clamava, e a casa se enchia de fumaça.    Então disse eu: Ai de mim! pois estou perdido; porque sou homem de lábios impuros, e habito no meio dum povo de impuros lábios; e os meus olhos viram o rei, o Senhor dos exércitos!   "

É excepcional a descrição da visão do trono de Deus que Isaias fornece. A santidade do Senhor é enorme,e é visível sua sublimidade e transcedentalidade ante toda a criação. Sua superioridade em relação a Isaias é tão grande, que ele entra em desespero por ter visto tamanha glória de Deus, e lamenta  sua impureza e pequenez.
No Novo Testamento, há duas passagens que merecem ser analisadas que se ligam  de uma forma muito interssante com Is 6:1-10.

"E embora tivesse operado tantos sinais diante deles, não criam nele;    para que se cumprisse a palavra do profeta Isaías: Senhor, quem creu em nossa pregação? e a quem foi revelado o braço do Senhor?     Por isso não podiam crer, porque, como disse ainda Isaías: Cegou-lhes os olhos e endureceu-lhes o coração, para que não vejam com os olhos e entendam com o coração, e se convertam, e eu os cure.    Estas coisas disse Isaías, porque viu a sua glória, e dele falou."   (João 12:37-41)

Esse trecho tem um valor singular. O ponto aqui é levantado tendo o profeta de Isaias como ponto de contraste. Enquanto os judeus não viam Deus, devido aos seus pecados, Isaias viu a sua glória (Is 6:5) e reconheceu seus pecados. A passagem de Jo 12:40 é retirada de Is 6:10, exatamente no contexto do aparecimento da glória de Deus(Is 6:1-4).
A outra passagem é:

"E estando discordes entre si, retiraram-se, havendo Paulo dito esta palavra: Bem falou o Espírito Santo aos vossos pais pelo profeta Isaías, dizendo: Vai a este povo e dize: Ouvindo, ouvireis, e de maneira nenhuma entendereis; e vendo, vereis, e de maneira nenhuma percebereis.  Porque o coração deste povo se endureceu, e com os ouvidos ouviram tardamente, e fecharam os olhos; para que não vejam com os olhos, nem ouçam com os ouvidos, nem entendam com o coração nem se convertam e eu os cure"  (Atos 28:25-27)

Esse trecho é de um interesse ímpar. Os versículos 26 e 27 são novamente retirados de Is 6:9-10, só que agora é dito que o Espírito Santo falou,ou seja, o Senhor dos Exércitos que estava falando com ele, era o Espírito Santo.
Assim, apartir de Atos 28:25-27 e João 12:40-41, é visível que os apóstolos entendiam que o Espírito Santo e o Filho compartilhavam da glória do Pai na transcedental shekinah do Senhor dos Exércitos.
Essa posição fica ainda mais clara com os versículos a seguir,que fala da excelsa glória de cada um dos membros da Trindade:

---> o Pai:
 "para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê o espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele " (Efésios 1:17)

---> o Filho:
"a qual nenhum dos príncipes deste mundo compreendeu; porque se a tivessem compreendido, não teriam crucificado o Senhor da glória. " (1 Coríntios 2:8)

---> e o Espírito Santo:
"Se pelo nome de Cristo sois vituperados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória, o Espírito de Deus." (1 Pedro 4:14)

Autor: Lucas Freitas/ Co-autor do blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário