---> Transcedentalidade da Trindade:
Normalmente, a Trindade é caracterizada como "Santíssima",que
é uma designação de sua transcedentalidade. Uma passagem onde mostra a
superioridade do SENHOR DEUS, esta encontrada em Isaias 6:1-5.
" No ano em que morreu o
rei Uzias, eu vi o Senhor assentado
sobre um alto e sublime trono, e as orlas do seu manto enchiam o templo. Ao seu redor havia serafins; cada um
tinha seis asas; com duas cobria o rosto, e com duas cobria os pés e com duas
voava. E clamavam uns para os outros,
dizendo: Santo, santo, santo é o
Senhor dos exércitos; a terra toda está cheia da sua glória. E as bases dos limiares moveram-se à
voz do que clamava, e a casa se enchia de fumaça. Então disse eu: Ai de mim! pois estou perdido; porque sou homem de lábios impuros, e
habito no meio dum povo de impuros lábios; e os meus olhos viram o rei, o
Senhor dos exércitos! "
É excepcional a descrição da visão do trono de Deus que Isaias
fornece. A santidade do Senhor é enorme,e é visível sua sublimidade e
transcedentalidade ante toda a criação. Sua superioridade em relação a Isaias é
tão grande, que ele entra em desespero por ter visto tamanha glória de Deus, e
lamenta sua impureza e pequenez.
No Novo Testamento, há duas passagens que merecem ser analisadas
que se ligam de uma forma muito
interssante com Is 6:1-10.
"E embora
tivesse operado tantos sinais diante deles, não criam nele; para que se cumprisse a palavra do
profeta Isaías: Senhor, quem creu em nossa pregação? e a quem foi revelado
o braço do Senhor? Por isso não
podiam crer, porque, como disse ainda Isaías: Cegou-lhes os olhos e
endureceu-lhes o coração, para que não vejam com os olhos e entendam com o
coração, e se convertam, e eu os cure.
Estas coisas disse Isaías, porque
viu a sua glória, e dele falou." (João 12:37-41)
Esse trecho tem um valor singular. O ponto aqui é levantado tendo o
profeta de Isaias como ponto de contraste. Enquanto os judeus não viam Deus,
devido aos seus pecados, Isaias viu a sua glória (Is 6:5) e reconheceu seus
pecados. A passagem de Jo 12:40 é retirada de Is 6:10, exatamente no contexto
do aparecimento da glória de Deus(Is 6:1-4).
A outra passagem é:
"E estando
discordes entre si, retiraram-se, havendo Paulo dito esta palavra: Bem falou
o Espírito Santo aos vossos pais
pelo profeta Isaías, dizendo: Vai a este povo e dize: Ouvindo, ouvireis,
e de maneira nenhuma entendereis; e vendo, vereis, e de maneira nenhuma
percebereis. Porque o coração deste povo
se endureceu, e com os ouvidos ouviram tardamente, e fecharam os olhos; para
que não vejam com os olhos, nem ouçam com os ouvidos, nem entendam com o
coração nem se convertam e eu os cure"
(Atos 28:25-27)
Esse trecho é de um interesse ímpar. Os versículos 26 e 27 são
novamente retirados de Is 6:9-10, só que agora é dito que o Espírito Santo
falou,ou seja, o Senhor dos Exércitos que estava falando com ele, era o
Espírito Santo.
Assim, apartir de Atos 28:25-27 e João 12:40-41, é visível que os
apóstolos entendiam que o Espírito Santo e o Filho compartilhavam da glória do
Pai na transcedental shekinah do
Senhor dos Exércitos.
Essa posição fica ainda mais clara com os versículos a seguir,que
fala da excelsa glória de cada um dos membros da Trindade:
---> o Pai:
"para que o Deus de nosso Senhor Jesus
Cristo, o Pai da glória, vos
dê o espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele " (Efésios 1:17)
---> o Filho:
"a qual nenhum
dos príncipes deste mundo compreendeu; porque se a tivessem compreendido, não
teriam crucificado o Senhor da glória.
" (1 Coríntios 2:8)
---> e o Espírito
Santo:
"Se pelo nome
de Cristo sois vituperados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória, o Espírito
de Deus." (1 Pedro 4:14)
Autor: Lucas Freitas/ Co-autor do blog.
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