---> Plural Elohim:
A palavra hebraica elohim
(Deus), é o plural de eloah(Deus).
Muitos trinitários vêm nisso uma concepção de uma pluralidade na deidade
essencial, e com razão. A palavra Elohim aparece
cerca de 10 vezes mais do que seu singular eloah,
o que já chamaria atenção. Algumas vezes é visto claramente que elohim é plural:
"Não terás
outros deuses (elohim) diante de mim. " (Êxodo 20:3)
e suceder o sinal
ou prodígio de que vos houver falado, e ele disser: Vamos após outros deuses (elohim)
- deuses que nunca conhecestes - e sirvamo-los! (Deuteronômio 13:2)
Alguns unitários, cientes que essa abordagem destruiria sua
concepção de Deus, argumentam que esse nome plurálico serve para exaltar a
majestade de Deus. Contudo essa abordagem é falha tendo, não somente em vista
que isso estilo de figura poética seria anacrônico (uma vez que essa figura só
veio a existênciua nas escrituras judaicas e cristãs apartir de 200 d.C.), mas
também em vista Habacuque 3:3-4.
Deus (ELOAH) veio
de Temã, e do monte Parã o Santo. [Selá]. A sua glória cobriu os céus, e a
terra encheu-se do seu louvor. E o seu
resplendor é como a luz, da sua mão saem raios brilhantes, e ali está o
esconderijo da sua força.
Esse versículo, onde exalta a majestade e glória de Deus, Deus é
chamado de eloah, e não de elohim. Que ocasião tão interessante em
chamar o Deus Majestoso de elohim?
Por que foi usado Eloah então?
Tendo visto isso, há um interessante texto de Isaías:
Depois disto ouvi a
voz do Senhor, que dizia: A quem eu enviarei,
e quem irá por nós? Então disse eu:
Eis-me aqui, envia-me a mim. (Isaias 6:8)
Essa última passagem apareceria contraditório o singular
"eu" com o plural "nós", exceto se visto como uma
pluralidade (nós) em uma unidade (eu).
Alguns objetam a essa conclusão citando passagens como Esdras 4:18.
Contudo, o nos enviastes se refere
aos servos e a Esdras (Esdras 4:12). Outros também citam Esdras 7:21,24 só que
isso não leva em consideração Esdras 7:14. Existe também mais um versículo que
é usado por unitários localizado em Daniel 2:36, mas é extremamente provável
que Daniel se refira a ele e Deus juntos (Daniel 2:28).
Outras passagens que ensinam corretamente a pluralidade de pessoas
na unidade da divindade é Gênesis 1:26-27; Gênesis 3:24 e Gênesis 11:6.
"E disse Deus: Façamos o homem à nossa
imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar,
sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e
sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra.
Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o
criou; homem e mulher os criou.
" (Gn 1:26-27)
Autor: Lucas Freitas/ Co-autor do blog.
Autor: Lucas Freitas/ Co-autor do blog.
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