Pesquisar este blog

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Plural Elohim


---> Plural Elohim:

A palavra hebraica elohim (Deus), é o plural de eloah(Deus). Muitos trinitários vêm nisso uma concepção de uma pluralidade na deidade essencial, e com razão. A palavra Elohim aparece cerca de 10 vezes mais do que seu singular eloah, o que já chamaria atenção. Algumas vezes é visto claramente que elohim é plural:
"Não terás outros deuses (elohim) diante de mim. " (Êxodo 20:3)

e suceder o sinal ou prodígio de que vos houver falado, e ele disser: Vamos após outros deuses (elohim) - deuses que nunca conhecestes - e sirvamo-los! (Deuteronômio 13:2)

Alguns unitários, cientes que essa abordagem destruiria sua concepção de Deus, argumentam que esse nome plurálico serve para exaltar a majestade de Deus. Contudo essa abordagem é falha tendo, não somente em vista que isso estilo de figura poética seria anacrônico (uma vez que essa figura só veio a existênciua nas escrituras judaicas e cristãs apartir de 200 d.C.), mas também em vista Habacuque 3:3-4.

Deus (ELOAH) veio de Temã, e do monte Parã o Santo. [Selá]. A sua glória cobriu os céus, e a terra encheu-se do seu louvor.  E o seu resplendor é como a luz, da sua mão saem raios brilhantes, e ali está o esconderijo da sua força.  

Esse versículo, onde exalta a majestade e glória de Deus, Deus é chamado de eloah, e não de elohim. Que ocasião tão interessante em chamar o Deus Majestoso de elohim? Por que foi usado Eloah então?
Tendo visto isso, há um interessante texto de Isaías:

Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem eu enviarei, e quem irá por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.  (Isaias 6:8)

Essa última passagem apareceria contraditório o singular "eu" com o plural "nós", exceto se visto como uma pluralidade (nós) em uma unidade (eu).

Alguns objetam a essa conclusão citando passagens como Esdras 4:18. Contudo, o nos enviastes se refere aos servos e a Esdras (Esdras 4:12). Outros também citam Esdras 7:21,24 só que isso não leva em consideração Esdras 7:14. Existe também mais um versículo que é usado por unitários localizado em Daniel 2:36, mas é extremamente provável que Daniel se refira a ele e Deus juntos (Daniel 2:28).
Outras passagens que ensinam corretamente a pluralidade de pessoas na unidade da divindade é Gênesis 1:26-27; Gênesis 3:24 e Gênesis 11:6.

 "E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra.  Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.  "  (Gn 1:26-27)






Autor: Lucas Freitas/ Co-autor do blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário