Pesquisar este blog

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Personalidade do Espírito Santo


**Personalidade  do Espírito Santo

 A personalidade do Espírito tem sido negada pelos socinianos e unitários modernos,assim precisamos entender essa parte para progredir no estudo do Espírito Santo.

* Romanos 8:26-27

Do mesmo modo também o Espírito nos ajuda na fraqueza; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inexprimíveis.     E aquele que esquadrinha os corações sabe qual é a intenção do Espírito: que ele, segundo a vontade de Deus, intercede pelos santos.    (Romanos 8:26-27)

A passagem começa falando "do mesmo modo", relembrado uma proposição anterior em que o Espírito faz semelhantemente. Em Romanos 8:23 fala dos cristãos que gemem no íntimo e o Espírito geme semelhantemente, o que por si só indicaria uma personalidade, e ainda mais é visto quando é dito que enquanto nós não conseguimos orar, o Espírito Santo consegue, assim ensinando que pelo Espírito Santo interceder por nós, Ele nos mostra a soberana vontade de Deus, e também nos mostra que só é pela existência da oração do Espírito que nos é ortogado a eleição divina .
Fica mais evidente isso ainda que analisamos que Deus conhece a intenção do Espírito, porque Ele sonda corações (Romanos 8:27), indicando que o Espírito Santo tem coração, uma forma antropomórfica de dizer que o Espírito é pessoal.  A palavra grega traduzida por intenção é φρόνημα, a mesma palavra usado em Romanos 8:6 e 7, indicando uma realidade básica e inerente que imprime uma ideia de personalidade a quem o possui.
Perceba que personificação não vai ser possível neste texto, pois além da passagem ser dogmática e não poética, o relacionamento expresso (que já indiquei um parágrafo antes) entre Deus e o Espírito e a obra deste na intercessão, é impossível esse texto não ser tautológico. Além do mais, não há nada no texto que force a gente pensar que o Espírito esta sendo personificado.

* João 14:16,17

E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre.   a saber, o Espírito da verdade, o qual o mundo não pode receber; porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque ele habita convosco, e estará em vós.
Talvez o texto de João 14:16,17 seja o texto mais claro com respeito a personalidade dsitinta do Espírito Santo;

1) O termo traduzido por Consolador é παράκλητον, um termo que posteriormente será aplicadoa Jesus Cristo em 1 João 2:1. Um título desses já demonstraria existência pessoal, mas ainda vale a pena notar que o termo traduzido por outro é ἄλλον, que significa outro do mesmo tipo, o que indicaria que ele seria um consolador da mesma forma que Cristo foi, mas com uma existência distinta. 

2) O contexto ainda torna impossível uma personificação do Espírito Santo. Em João 14:26 fala que o Espírito iria ensinar a verdade aos cristãos, coisa que é repetida em João 16:13. A função dele de levar o conhecimento de Cristo ao mundo não pode ser uma simples personificação, pois a existência de ofícios pessoais dele tem conteudo revelacional real.

3) Alguns tem falado que as palavras neutras e αὐτὸ são usados aqui para mostrar que o Espírito é uma energia. Contudo, isso é porque intervém a palavra πνεῦμα, palavra neutra. Existe outra coisa muito interessante é que em João 16:13 aparece o pronome masculino  ἐκεῖνος invés de e αὐτὸ.e não haveria motivos disso se o Espírito fosse somente uma energia impesoal, uma vez que embora Consolador seja uma palavra masculina,ela só aparece em João 16:7. A palavra no contexto de João 16:13 é Espírito, uma palavra neutra. Não haveria motivo de usar esse pronome masculino se ele não fosse uma pessoa.

4) Em João 15:26,27 diz:

Quando vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que do Pai procede, esse dará testemunho de mim;     e também vós dareis testemunho, porque estais comigo desde o princípio.   

Aqui vemos uma coisa espetacular. Aqui fala que os cristãos intercederiam como o Espírito Santo intercede. Isso revelaria uma personalidade do Espírito Santo.  Junta-se essa função de testemunhar com os outros ofícios que o Espírito é revestido (João 16:7-13), temos sua personalidade maravilhosamente arranjada.

*Efésios 4:30

E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção

Esse texto deixa muito claro a personalidade do Espírito Santo. Somente uma pessoa pode ser entristecido. Assim, com a clara prova da personalidade do Espírito, os unitários tendem a falar que essa passagem o Espírito é personificado. Entretanto,essa interpretação não leva em consideração o contexto na qual ela é encontrada:

Pelo que deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo, pois somos membros uns dos outros.     Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira;     nem deis lugar ao Diabo.    Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tem necessidade.     Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que seja boa para a necessária edificação, a fim de que ministre graça aos que a ouvem.     E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção. Toda a amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmia sejam tiradas dentre vós, bem como toda a malícia.     Antes sede bondosos uns para com os outros, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.

Veja que Paulo conclama os cristãos de Efésios a santidade com a motivação de não entristecer o Espírito Santo. Se o Espírito não for uma pessoa, qual é o motivo dos cristãos viverem em santidade e comunhão se não há aquela pessoa a quem entristecer? 



Autor: Lucas Freitas/ Co-autor do blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário