**Personalidade do Espírito
Santo
A personalidade do Espírito
tem sido negada pelos socinianos e unitários modernos,assim precisamos entender
essa parte para progredir no estudo do Espírito Santo.
* Romanos
8:26-27
Do mesmo modo
também o Espírito nos ajuda na fraqueza; porque não sabemos o que havemos de
pedir como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos
inexprimíveis. E aquele que
esquadrinha os corações sabe qual é a intenção do Espírito: que ele, segundo a
vontade de Deus, intercede pelos santos. (Romanos 8:26-27)
A passagem começa falando "do mesmo modo", relembrado uma
proposição anterior em que o Espírito faz semelhantemente. Em Romanos 8:23 fala
dos cristãos que gemem no íntimo e o Espírito geme semelhantemente, o que por
si só indicaria uma personalidade, e ainda mais é visto quando é dito que
enquanto nós não conseguimos orar, o Espírito Santo consegue, assim ensinando
que pelo Espírito Santo interceder por nós, Ele nos mostra a soberana vontade
de Deus, e também nos mostra que só é pela existência da oração do Espírito que
nos é ortogado a eleição divina .
Fica mais evidente isso ainda que analisamos que Deus conhece a
intenção do Espírito, porque Ele sonda corações (Romanos 8:27), indicando que o
Espírito Santo tem coração, uma forma antropomórfica de dizer que o Espírito é
pessoal. A palavra grega traduzida por intenção é φρόνημα, a mesma palavra
usado em Romanos 8:6 e 7, indicando uma realidade básica e inerente que imprime
uma ideia de personalidade a quem o possui.
Perceba que personificação não vai ser possível neste texto, pois
além da passagem ser dogmática e não poética, o relacionamento expresso (que já
indiquei um parágrafo antes) entre Deus e o Espírito e a obra deste na
intercessão, é impossível esse texto não ser tautológico. Além do mais, não há
nada no texto que force a gente pensar que o Espírito esta sendo personificado.
* João 14:16,17
E eu rogarei ao
Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre. a saber, o Espírito da verdade, o qual o
mundo não pode receber; porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis,
porque ele habita convosco, e estará em vós.
Talvez o texto de João 14:16,17 seja o texto mais claro com respeito
a personalidade dsitinta do Espírito Santo;
1) O termo traduzido por Consolador
é παράκλητον, um termo que
posteriormente será aplicadoa Jesus Cristo em 1 João 2:1. Um título desses já
demonstraria existência pessoal, mas ainda vale a pena notar que o termo
traduzido por outro é ἄλλον, que significa outro do mesmo tipo, o que indicaria que
ele seria um consolador da mesma forma que Cristo foi, mas com uma existência
distinta.
2) O contexto ainda torna impossível uma personificação do Espírito
Santo. Em João 14:26 fala que o Espírito iria ensinar a verdade aos cristãos,
coisa que é repetida em João 16:13. A função dele de levar o conhecimento de
Cristo ao mundo não pode ser uma simples personificação, pois a existência de
ofícios pessoais dele tem conteudo revelacional real.
3) Alguns tem falado que as palavras neutras ὃ e αὐτὸ são usados aqui
para mostrar que o Espírito é uma energia. Contudo, isso é porque intervém a
palavra πνεῦμα, palavra neutra.
Existe outra coisa muito interessante é que em João 16:13 aparece o pronome
masculino ἐκεῖνος invés de ὃ e αὐτὸ.e não haveria motivos disso se o
Espírito fosse somente uma energia impesoal, uma vez que embora Consolador seja uma palavra
masculina,ela só aparece em João 16:7. A palavra no contexto de João 16:13 é
Espírito, uma palavra neutra. Não haveria motivo de usar esse pronome masculino
se ele não fosse uma pessoa.
4) Em João 15:26,27 diz:
Quando vier o
Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que do
Pai procede, esse dará testemunho de
mim; e também vós dareis testemunho, porque
estais comigo desde o princípio.
Aqui vemos uma coisa espetacular. Aqui fala que os cristãos
intercederiam como o Espírito Santo intercede. Isso revelaria uma personalidade
do Espírito Santo. Junta-se essa função
de testemunhar com os outros ofícios que o Espírito é revestido (João 16:7-13),
temos sua personalidade maravilhosamente arranjada.
*Efésios 4:30
E não entristeçais o Espírito Santo de Deus,
no qual fostes selados para o dia da redenção
Esse texto deixa muito claro a personalidade do Espírito Santo.
Somente uma pessoa pode ser entristecido. Assim, com a clara prova da
personalidade do Espírito, os unitários tendem a falar que essa passagem o
Espírito é personificado. Entretanto,essa interpretação não leva em
consideração o contexto na qual ela é encontrada:
Pelo que deixai a
mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo, pois somos membros uns
dos outros. Irai-vos, e não pequeis;
não se ponha o sol sobre a vossa ira;
nem deis lugar ao Diabo. Aquele
que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom,
para que tenha o que repartir com o que tem necessidade. Não saia da vossa boca nenhuma palavra
torpe, mas só a que seja boa para a necessária edificação, a fim de que ministre
graça aos que a ouvem. E não entristeçais o Espírito Santo de Deus,
no qual fostes selados para o dia da redenção. Toda a amargura, e cólera, e
ira, e gritaria, e blasfêmia sejam tiradas dentre vós, bem como toda a
malícia. Antes sede bondosos uns para
com os outros, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos
perdoou em Cristo.
Veja que Paulo conclama os cristãos de Efésios a santidade com a
motivação de não entristecer o Espírito Santo. Se o Espírito não for uma
pessoa, qual é o motivo dos cristãos viverem em santidade e comunhão se não há
aquela pessoa a quem entristecer?
Autor: Lucas Freitas/ Co-autor do blog.
Autor: Lucas Freitas/ Co-autor do blog.
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