Pesquisar este blog

sábado, 23 de fevereiro de 2013

ECHAD E YACHID



---> ECHAD E YACHID:

Alguns trinitários argumentam que a palavra Echad em Deuteronômio 6:4 (em português significa um) tem ideia de unificado, que é a mesma palavra em Gênesis 2:24 diz "os dois serão uma só carne". Yachid, que dá a ideia de numericamente um, deveria ser usado aqui se a visão mosaica de Deus fosse unitária.

Contudo, algumas considerações devem ser feitas aqui:

1) Embora a palavra Yachid dê sempre a ideia de singularmente um ou numericamente um a palavra Echad algumas vezes fala sobre unidade numérica também, como em Ezequiel 33:24 e 1 Reis 22:8.

2) É de se suspeitar porém que em Dt 6:4 o autor não usa uma palavra como yachid ou bad,que ensina a unidade numerica ou singularidade, para revelar o monoteísmo segundo a concepção unitária, principalmente devido as circunstâncias que estavam circundando Israel, como o culto politeísta dos cananeus, e os deuses e semi-deuses do Egito.  Moises Maimonides, escritor judeu do século XII, querendo rebater a concepção trinitária de Deus, copilou um credo de 13 princípios, onde no segundo princípio ele usa a mesma expressão de Deuteronômio 6:4,só que usa yachid ao invés de echad.

3) Esta argumentação aponta para a doutrina da pluralidade de pessoas na divindade. Interessante é notar que tanto na tradução de Genesis 2:24 em Mateus 19:5,"uma só "no original, é a palavra grega hen,e é a mesma palavra grega na tradução de Deuteronômio 6:4 em Marcos 12:29.

4) O argumento, admitidamente, somente aponta  para a pluralidade de pessoas na divindade. O AT está mais voltado em ensinar a unidade de Deus em contraposição aos cananeus e babilônios politéistas, e por isso que a ênfase na pluralidade pessoal é pouca.




Autor: Lucas Freitas/ Co-autor do blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário