Pesquisar este blog

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Anjo do Senhor



---> Anjo do Senhor:

A misteriosa figura do Anjo do Senhor aparece ao redor de todo o Antigo Testamento. Algumas dessas passagens serão examinadas aqui no esboço.
     
"Havendo eles chegado ao lugar que Deus lhe dissera, edificou Abraão ali o altar e pôs a lenha em ordem; o amarrou, a Isaque, seu filho, e o deitou sobre o altar em cima da lenha.     E, estendendo a mão, pegou no cutelo para imolar a seu filho.     Mas o anjo do Senhor lhe bradou desde o céu, e disse: Abraão, Abraão! Ele respondeu: Eis-me aqui.     Então disse o anjo: Não estendas a mão sobre o mancebo, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, visto que não me negaste teu filho, o teu único filho." (Gênesis 22:9-12)   

O texto é bastante interessante. Primeiro, é dito que o anjo do Senhor falou de Deus em terceira pessoa do singular,o que indicaria uma personalidade distinta. Segundo, temos uma declaração interessante ao o Anjo dizer "me", o que indicaria uma consciência divina. O Anjo é dito ser uma personalidade distinta do próprio Deus,e como também é propriamente Senhor Deus. O que é isso senão um eco da doutrina da Trindade?

"Jacó, porém, ficou só; e lutava com ele um homem até o romper do dia.    Quando este viu que não prevalecia contra ele, tocou-lhe a juntura da coxa, e se deslocou a juntura da coxa de Jacó, enquanto lutava com ele.    Disse o homem: Deixa-me ir, porque já vem rompendo o dia. Jacó, porém, respondeu: Não te deixarei ir, se me não abençoares.    Perguntou-lhe, pois: Qual é o teu nome? E ele respondeu: Jacó.     Então disse: Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; porque tens lutado com Deus e com os homens e tens prevalecido.     Perguntou-lhe Jacó: Dize-me, peço-te, o teu nome. Respondeu o homem: Por que perguntas pelo meu nome? E ali o abençoou.    Pelo que Jacó chamou ao lugar Peniel, dizendo: Porque tenho visto Deus face a face, e a minha vida foi preservada."  (Gênesis 32: 24-30)

Em Gênesis é dito que Jacó lutou com um homem, a quem ele reconheceu como Deus. Contudo, veja a interpretação de Oséias:

" No ventre pegou do calcanhar de seu irmão; e na sua idade varonil lutou com Deus.Lutou com o anjo, e prevaleceu; chorou, e lhe fez súplicas. Em Betel o achou, e ali falou Deus com ele; sim, o Senhor, o Deus dos exércitos; o Senhor e o seu nome." (Oséias 12:3-5) 
 
Veja que Oséias entende que Jacó lutou contra um Anjo, o que fortalece o elo desse texto de Gênesis 32:24-30 com os versículos onde aparece o Anjo do Senhor. E o mais impressionante é a ligação entre Gênesis 32:29  e Oséias 12:5.

 "Perguntou-lhe Jacó: Dize-me, peço-te, o teu nome. Respondeu o homem: Por que perguntas pelo meu nome? E ali o abençoou". (Gênesis 32:29)

"sim, o Senhor, o Deus dos exércitos; o Senhor e o seu nome". (Oséias 12:5)

Perceba que Oséias diz que o nome do Anjo é Senhor, Deus dos Exércitos
Existem pessoas que negam a distinção pessoal do Anjo do Senhor com relação a Deus. Mas isos é extremamente improvável tendo em vista as seguintes passagens:

"Ele me mostrou o sumo sacerdote Josué, o qual estava diante do anjo do Senhor, e Satanás estava à sua mão direita, para se lhe opor.    Mas o anjo do Senhor disse a Satanás: Que o Senhor te repreenda, ó Satanás; sim, o Senhor, que escolheu Jerusalém, te repreenda! Não é este um tição tirado do fogo? "  ( Zacarias 3:1-2)

Este texto de Zacarias mostra com perfeição a distinção pessoal do Anjo do Senhor com o Senhor,falando do Senhor novamente na terceira pessoa do singular. Mais intrigante ainda é Zacarias 1:12.
"Então o anjo do Senhor respondeu, e disse: O Senhor dos exércitos, até quando não terás compaixão de Jerusalém, e das cidades de Judá, contra as quais estiveste indignado estes setenta anos?" ( Zacarias 1:12)
Aqui é ainda mais claro. Uma oração do Anjo do Senhor ao Senhor dos Exércitos, mostrando perfeitamente e ,de uma simplicidamente ímpar, a distinção pessoal entre o Anjo e o Senhor.
Alguns ainda argumentam que o Anjo está somente representando Deus, e não que ele seja Deus por si mesmo. Contudo, é de se estranhar se aplicarmos o mesmo sentido nessa frase:

"Ora, estando Josué perto de Jericó, levantou os olhos, e olhou; e eis que estava em pé diante dele um homem que tinha na mão uma espada nua. Chegou-se Josué a ele, e perguntou-lhe: És tu por nós, ou pelos nossos adversários?    Respondeu ele: Não; mas venho agora como príncipe do exército do Senhor. Então Josué, prostrando-se com o rosto em terra, o adorou e perguntou-lhe: Que diz meu Senhor ao seu servo?     Então respondeu o príncipe do exército do Senhor a Josué: Tira os sapatos dos pés, porque o lugar em que estás é santo. E Josué assim fez: " (Josué 5:13-15) 

 Este homem descrito em Josué 5:13-15 muito provavelmente é o Anjo do Senhor, pois a espada nua é uma descrição que é designado ao Anjo (Números 22:23). É uma das passagens mais claras na Bíblia que demonstram que o anjo do Senhor é ontologicamente Deus, é que nessa passagem de Josué Ele é adorado, um ato pertinente somente ao Deus dos Exércitos.
O Anjo do Senhor, seria reconhecido posteriomente como o Messias, aquele a quem o povo de Israel desejava.

"Eis que eu envio o meu mensageiro, e ele há de preparar o caminho diante de mim; e de repente virá ao seu templo o Senhor, a quem vós buscais, e o Anjo do pacto, a quem vós desejais; eis que ele vem, diz o Senhor dos exércitos. "  (Malaquias 3:1)

Este Anjo do pacto citado em Malaquias 3 parece ser o mesmo anjo do pacto no Deserto do Sinai, conforme é visto nas seguintes passagens:

" Eis que eu envio um Anjo adiante de ti, para guardar-te pelo caminho, e conduzir-te ao lugar que te tenho preparado.     Anda apercebido diante dele, e ouve a sua voz; não sejas rebelde contra ele, porque não perdoará a tua rebeldia; pois nele está o meu nome.     Mas se, na verdade, ouvires a sua voz, e fizeres tudo o que eu disser, então serei inimigo dos teus inimigos, e adversário dos teus adversários.     Porque o meu Anjo irá adiante de ti, e te introduzirá na terra dos amorreus, dos heteus, dos perizeus, dos cananeus, dos heveus e dos jebuseus; e eu os aniquilarei." (Êxodo 23:20-23)

Esse texto é crucial em mostrar que esse "Anjo", o Anjo do Senhor (Êxodo 3:2-6; 14:19; 32:34-33:5),é o Anjo do Pacto. Os versículos 24-25 deixam bem claro isso. Agora em Malaquias, esse Anjo do Pacto é o Messias que havia de vir (Malaquias 3:1).

Para os cristãos, esse Anjo do Senhor é Jesus Cristo, o Messias. 




Autor: Lucas Freitas/ Co-autor do blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário