Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

1 Coríntios 15:27-28 e a inferioridade do Filho


1 Coríntios 15:27-28 ensina a subordinação ontológica do Filho? 

"Porque todas as coisas sujeitou debaixo dos pés.E,quando se diz que todas as coisas lhe estão sujeitas,certamente,exclui aquele que tudo lhe subordinou.                                                                             Quando,porém,todas as coisas lhe estiverem sujeitas,então,o próprio Filho também se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou,para que Deus seja tudo em todos"(1Co 15:27-28) 

Esse texto é bastante usado por unitários, pois, segundo interpretação destes, esse versiculo dá a ideia que o Filho é subordinado ao Pai em essência.Veremos se realmente esta interpretação procede.
O contexto de 1Co 15:27-28, indica que o Apóstolo Paulo fala da ressurreição dos homens. Paulo diz que a ressurreição de Jesus é o centro da fé cristã:

"Mas se não há ressurreição de mortos, também Cristo não foi ressuscitado. E, se Cristo não foi ressuscitado, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé."(1Co 15:13-14).

Notemos que a abordagem paulina diz respeito a ressurreição de Cristo pós-crucificação:

"Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras;que foi sepultado; que foi ressuscitado ao terceiro dia, segundo as Escrituras;"(1Co 15:3-4).

Veja aqui que Paulo fala de Cristo em sua humanidade na economia salvífica .Como homem, Jesus nasceu(Gl 4:4).Como Deus, Ele sempre existiu (Mq 5:2;Jo 1:1-3;Jo 8:57-58).Em sua humanidade, Jesus morreu(1Co 15:3-4).Em sua divindade, Ele é auto-existente (Jo 5:26).
Paulo ainda vai mais a fundo sobre a obra redentora de Cristo nos versiculos subsequentes. A ênfase agora cai na superioridade de sua obra sobre a de Adão.

"Porque, assim como por um homem veio a morte, também por um homem veio a ressurreição dos mortos. Pois como em Adão todos morrem, do mesmo modo em Cristo todos serão vivificados" (1Co 15:22-23). 

Paulo ainda continua focado no plano redentor de Jesus Cristo. Agora ele o trata como o "segundo Adão". Paulo diz que ,pela obra de Cristo, os santos se achegam ao Pai. Ou seja, na economia neo-testamentaria, Cristo é o mediador entre Deus e os homens.

"Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens,Cristo Jesus,homem"(1Tm 2:5)   

Observemos aqui que o realce cai em sua humanidade, na qual ele opera sua obra redentora e mediatória. Sobre sua operação na cruz, notemos este texto:

"o qual, subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar,  mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens;     e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz."(Fp 2:6-8)

Vemos neste versículo que subsistir "em forma de Deus", é "ser igual a Deus",uma vez que a preposição "o" arregimenta as duas asserções. E Cristo ,em sua encarnação, tomou "a forma de SERVO" e tornou "semelhante aos homens".Cristo ,na sua obra salvífica, é subordinado ao Pai e a si mesmo como DEUS , porque é dito que Cristo "esvaziou-se a si mesmo" e "humilhou-se a si mesmo".  Mas em sua essência divina,ele é "igual a Deus",sem menor dignidade e honra(Lc 24:52;João 5:23;Hb 1:6).

Voltando em 1Coríntios 15, já definimos que Cristo é retratado em sua humanidade, e não em sua divindade. Ele é retratado em sua obra messiânica.Prossiguemos agora na interpretação de 1 Co 15.
Agora,entendamos 1 Co 15:24-25:

"Então virá o fim, quando ele entregar o reino a Deus o Pai, quando houver destruído todo domínio, e toda autoridade e todo poder. Pois é necessário que ele reine até que haja posto todos os inimigos debaixo de seus pés."

Não se pode entender que Deus Pai não reina sobre "o reino". A Bíblia é muito clara que ele governa as nações (Jó 12:23;Sl 22:28;66:7;103:18). A questão é como interpretar o texto. A resposta é que "entregar o reino a Deus o Pai" se refere a multidão de cristãos. Notemos estes dois textos:

 "Se, pois, fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.   Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra;    porque morrestes, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.   Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória."(Cl 3:1-4)

"Todas as coisas me foram entregues por meu Pai; e ninguém conhece plenamente o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece plenamente o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar."(Mt 11:27) 

Estes textos deixam claro que a Cristo,em sua obra vicária, foi confiado a Igreja e os santos, e por isso Ele mesmo diz "e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos"(Mt 28:20). Na manifestação no final dos tempos, os crentes serão levados a ver o Pai "face a face"(1Co 13:12), e vê-lo-emos como "Ele realmente é" (1Jo 3:2). Concluimos que "entregar o reino a Deus o Pai" é levar à contemplação a nação dos santos,pelo plano redentor de Jesus Cristo(1Jo 2:1-2).
Ainda sobre 1 Co 15:24, diz-se que "quando houver (Cristo) destruído todo principado, bem como toda potestade e poder". Ou seja,trata sobre o julgamento final. No julgamento, Cristo ainda é visto em sua forma de servo, só que em exaltação .
Notemos Filipenses 2:9:

"Pelo que também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu o nome que é sobre todo nome"

Vemos então que sua natureza humana foi exaltado de grande forma. Mateus 25:31-33 corrobora com essa visão:

  "Quando, pois vier o Filho do homem na sua glória, e todos os anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória;   e diante dele serão reunidas todas as nações; e ele separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos;   e porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos à esquerda."  

  Veja que Cristo é retratado como "Filho do Homem",ou seja, tem em expressão aqui sua humanidade, na figura do julgamento. Veja Jo 5:27:

"e deu-lhe autoridade para julgar, porque é o Filho do homem."

Ou seja,tanto em Fp 2:9,como em Jo 5:27 e Mt 25:31-33, se referem a HUMANIDADE de Cristo em sua forma glorificada, mas ainda assim ele, em sua natureza HUMANA, é servo em relação ao Pai. Veja este texto:

"Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma; como ouço, assim julgo; e o meu juízo é justo, porque não procuro a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou." (Jo 5:30) 

Fica patente então que ele ainda é visto em forma de servo, pois ele "procura a vontade de quem o enviou",em outras palavras, como em sua obra messiânica ele fala do que é da vontade do Pai(Jo 12:49;15:15), no julgamento final,ele novamente realizará a vontade de Deus Pai (Jo 5:30). Assim,percebemos que o texto não faz alusão a sua divindade,e sim, sua humanidade glorificada.
Com isso em mente,podemos compreender 1Co 15:27:

" Porque todas as coisas sujeitou debaixo dos pés.E,quando se diz que todas as coisas lhe estão sujeitas,certamente,exclui aquele que tudo lhe subordinou."   

O texto, reforçado pelo contexto, pode ser entendido de forma satisfatória. Estudemos mais alguns textos na Palavra de Deus que auxiliam na compreensão desses versículos

"Mas a nossa pátria está nos céus, donde também aguardamos um Salvador, o Senhor Jesus Cristo,    que transformará o corpo da nossa humilhação, para ser conforme ao corpo da sua glória, segundo o seu eficaz poder de até sujeitar a si todas as coisas." (Fp 3:20-21)

Vemos nesse texto uma asseveração que Jesus Cristo "sujeita a si todas as coisas",mas em 1Co 15:27 fala que o Pai subordinou a Cristo todas as coisas. Acontece é que Fp 3:20-21 assevera a onipotência de Cristo em sua forma DIVINA. Onipotência é um atributo exclusivo da divindade expresso também na Biblia na forma do nome"Todo Poderoso". Vejamos Apocalipse 1:8:

"Eu sou o Alfa e o Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso."

Conectemos este texto com Apocalipse 22:12-13:

"Eis que cedo venho e está comigo a minha recompensa, para retribuir a cada um segundo a sua obra. Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o derradeiro, o princípio e o fim. "

Quem "vem" é Jesus Cristo.Veja Ap 22:20("Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho. Amém; vem, Senhor Jesus).Assim, vemos que o Alfa e o Omega se referem a Cristo.E ao conectarmos este texto com Ap 1:8,temos que Jesus é o Deus Todo-Poderoso.
Podemos abordar ainda de outra forma. Veja que em Apocalipse 1:8 diz:

"aquele que é, e que era, e que há de vir "

 Esse nome indica a imutabilidade do Ser de Deus e suas promessas(veja Hb 6:17).Essa nomenclatura tem uma incrivel conexão com Êxodo 3:14-15:

"Respondeu Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos olhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.     E Deus disse mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O Senhor, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó, me enviou a vós; este é o meu nome eternamente, e este é o meu memorial de geração em geração."

Vejamos que Moisés substituiu "EU SOU" por "Senhor, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó, ". Isso indica que o nome "EU SOU" é interpretado dessa  forma. Vemos que no versiculo 15 ,Deus fala da imutabilidade da promessa feita aos Pais de Israel ("aquele que era"), que enviou Moisés como profeta ("aquele que é") e que libertaria o povo de Israel("aquele que há de vir") e termina dizendo que"este é o meu nome eternamente, e este é o meu memorial de geração em geração".Podemos substituir "aquele que é, que era e que há de vir" por "EU SOU". Vejamos a quem EU SOU  é aplicado em Jo 8:58:

"Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, EU SOU. " 

Isso nos mostra com clareza que Cristo era "aquele que é,que era e que há de vir",ou seja uma clara demonstração que Cristo é o Deus imutável,o EU SOU e TODO-PODEROSO.

Tendo gasto bastante tempo abordando a onipotência de Cristo em sua forma DIVINA, vemos que em 1Co 15:27 se aplica somente a forma HUMANA. A ideia de que o Pai é mais poderoso que Deus Filho é um erro.É tanto dito em Fp 3:21 que Deus Filho subordinou todas as coisas a si,como ao Deus Pai é dito que lhe subordinou todas as coisas. Assim vemos a igualdade de Cristo em sua forma DIVINA com o Pai,e sua inferioridade como servo em sua forma HUMANA ao Pai.
Passando deste ponto podemos entender  em conjunto 1Co 15:27-28 com Ef 1:20-22:

 "que operou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar-se à sua direita nos céus,   muito acima de todo principado, e autoridade, e poder, e domínio, e de todo nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro;     e sujeitou todas as coisas debaixo dos seus pés, e para ser cabeça sobre todas as coisas o deu à igreja,     que é o seu corpo, o complemento daquele que cumpre tudo em todas as coisas."

O texto em Efésios diz que Jesus foi exaltado em forma HUMANA, pois a conexão que Paulo dá em ressurreição com exaltação dá a certeza que se diz na obra  mediatória de Cristo como servo. Dessa maneira vemos a idéia que Deus subordinou ao Filho toda a criação, por que através da sua ressurreição,ele se reconciliou com céus e terra(Cl 1:20). A sua exaltação promove a base do Julgamento Final e da Ressurreição dos Santos(Jo 5:19-25).
Para entender 1Co 15:28 conectaremos tanto o vers 22 de Ef 1,com 1Co 11:3:

"Quero porém, que saibais que Cristo é a cabeça de todo homem, o homem a cabeça da mulher, e Deus a cabeça de Cristo. "

Este texto não ensina a subordinação ontológica do Filho com o Pai, por que o texto não se refere a este tipo de subordinação, e sim a subordinação operacional.
Vemos que em Gênesis 2, a mulher é criada da própria matéria do homem. E depois da "cirurgia"divina Adão pronuncia:

 "Então disse o homem: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; ela será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada." (Gn 2:23) 

Notemos que Adão reconhece que Eva não é inferior ONTOLOGICAMENTE  ao homem. Ele fala que ele e ela são iguais. Contudo o homem exerceu autoridade sobre a mulher ao dar nome a ela (lembremos que na Biblia , quando um homem dá o nome a alguem, indica que ele tem autoridade sobre essa pessoa.Veja Gn 1:5;17:5;Nm 32:38;2Rs 23:34;24:17; Ap 2:17).
E,com este pano de fundo,podemos entender corretamente 1Co 11:3. O texto fala que assim como o homem é a cabeça da mulher,assim Deus é o cabeça de Cristo.Veja que a ideia subordinacionista é a mesma. Desse modo,entendemos que este texto ensina que na economia  eclesiástica, o homem tem a  função de autoridade, e na economia neo-testamentaria ,o Pai tem autoridade sobre o Filho. Mas essa subordinação em autoridade não indica nem resquícios de subordinação em essência.
Em 1 Co 15:28,o texto elucidado por 1Co 11:3, mostra que quando o Filho se sujeitar ao Pai, não indica nada em forma ESSÊNCIAL, e sim no plano messiânico-redentor. E sabemos que o plano salvífico tem como objetivo glorificação ao Pai(Jo 17:1-2;Ef 1:6),assim a subordinação do Filho em HUMANIDADE(como Servo glorificado) revela a transcedentalidade de Deus e a sua soberania absoluta,como esta escrito em Ef 1:23("que é o seu corpo, o complemento daquele que cumpre tudo em todas as coisas.")e Romanos 11:36:

"Porque dele, e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém."
    
Assim,vemos que tanto o Pai (1Co 15:28),como o Filho sujeitou todas as coisas a ele ,inclusive ele mesmo(Fp 2:7;3:21).Logo quando o Filho do Homem se subordina,ele subordina não somente ao Deus Pai, mas também ao Deus Filho.
Concluindo,o texto nada diz sobre a subordinação essencial entre o Pai e o Filho,e sim nos ensina que o Filho do HOMEM se subordina ao Pai  na economia da salvação,mas não nos diz nada sobre a inferioridade do Deus Filho com o Deus Pai, antes, eles operam tudo em todos, como um só Deus.



Autor: Lucas Freitas/ Co-autor do blog.

13 comentários:

  1. Que miscelânea mentirosa vc fez acima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro anônimo, não conheço o amado que pela graça de Deus gerou o estudo acima, mas posso ver seus frutos. Ao contrário, Vc nem se identifica e ainda falacia. Já que Vc acha que são "miscelâneas mentirosas", conteste o estudo PELA PALAVRA DE DEUS, e não com falácias! Está desafiado!

      Excluir
    2. sinceramente, esse texto não precisa de interpretação, nem desse rodeio todo.

      Excluir
    3. acreditar na trindade é preciso ter a mente fértil, ou então com muitos falam quando são refutados: " é segredo de Deus", ninguém consegue explicar a Trindade de maneira bíblica, não é a toa que muitos desistem da resposta, explicar o inexplicável. Deus livra os sinceros daquilo que falso.

      Excluir
  2. Amado graça e paz. Li rapidamente o estudo que o Espírito de Deus lhe deu e louvo a Deus por ele. Vou ler com mais atenção e volto a me pronunciar. Não considere o anônimo aí acima que além de falaciar não tem coragem de se identificar!

    ResponderExcluir
  3. Lucas Freitas, graça e paz. Meu email é rochaservodosenhor@gmail.com Poendo me escreva, vamos tentar começar um relacionamento no Senhor!! Paz!!

    ResponderExcluir
  4. "Que guardes este mandamento sem mácula e repreensão, até à aparição de nosso Senhor Jesus Cristo; A qual a seu tempo mostrará o bem-aventurado, e único poderoso Senhor, Rei dos reis e Senhor dos senhores; Aquele que tem, ele só, a imortalidade, e habita na luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu nem pode ver, ao qual seja honra e poder sempiterno. Amém." 1Timóteo 6:14-16

    "Estes combaterão contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, porque é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão os que estão com ele, chamados, e eleitos, e fiéis." Apocalipse 17:14

    ResponderExcluir
  5. "Mas, do Filho, diz: Ó Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos; Cetro de eqüidade é o cetro do teu reino. Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria mais do que a teus companheiros. E: Tu, Senhor, no princípio fundaste a terra, E os céus são obra de tuas mãos. Eles perecerão, mas tu permanecerás; E todos eles, como roupa, envelhecerão, E como um manto os enrolarás, e serão mudados. Mas tu és o mesmo, E os teus anos não acabarão."
    Hebreus 1:8-12

    ResponderExcluir
  6. Essa foi a maneira didática da salvação. Jesus e o Pai são cooeternos preexistente

    ResponderExcluir
  7. Amado irmão Lucas Freitas, paz seja contigo.
    Esse tal anónimo é doente, será que se alguém pedir uma explicação dos textos que ele mencionou ele seria capaz de explicar? Eu duvidado!
    Eu parabenizo o amado irmão Lucas, e oro para que o Espírito Santo continue usando sua vida. Esse seu estudo foi muito esclarecedor para mim. E espero que se esse tal Anónimo for realmente um ser humano um dia possa se converter, caso contrário ele tera o fim que lhe esta reservado.

    Ademilson Santos, de Louveira-SP

    ResponderExcluir
  8. A paz a todos. Li os textos e estou estudando sobre o assunto, há muitas lacunas na doutrina da trindade, e de muitas formas os intérpretes dela apelam para tentarem provar que estão certos. É muito oportuno usar a interpretação das duas naturezas de Jesus pra apoiar que ele e o Pai são iguais, mas se Jesus quando veio a Terra era 100% homem e 100% Deus como é que ele não sabe o dia da sua vinda? Cade a oniciencia? Ou como ele pode ser tentado no deserto, se Deus não pode ser tentado? Eu creio que Jesus é Filho de Deus foi gerado (gerado por quem?) por Ele (Deus Pai), tem sua genética, mas o Pai é mais poderoso e é Deus. Jesus é Filho , um ser totalmente Único inigualável porque o Pai criou todas as coisas através dele (a palavra), amados me perdoem a ignorância, mas lendo a Bíblia sei que existem versiculos que diferem de tradução para tradução da biblia e existem bíblias que fazem apologia a trindade, e dão uma "ajudinha" . Peço que orem por mim em nome do Senhor Jesus para ele me ajudar a adquirir sabedoria orarem por vocês também. Me chamo Robenaldo Oliveira , forte abraço!

    ResponderExcluir
  9. Joao da Silva .Fantastico o seu estudo !!, bem elaborado,com humildade e profundidade, me edificou muito.

    ResponderExcluir